terça-feira, 6 de julho de 2010

ETIQUETA NA MESA!!

Bom meus amores, hoje vamos falar de um assunto de interesse comum, ETIQUETA NA MESA, isso mesmo, ultimamente tenho observado bastante a forma como as pessoas se portam desde os lugares simples aos mais requintados, e vejo que muitas ainda não sabem como se posicionar diante de certas situações, principalmente as mais embaraçosas, você pode achar desnecessário e achar que não vai precisar, mas como sempre disse minha mãe, 'Saber entrar e sair de qualquer lugar é fundamental!', então como o propósito é informar vamos por partes e fiquem atentos as dicas.


Vamos começar pelo básico, 12 dicas de comportamento elementar, ok?


As suas mãos devem estar limpas na hora de pegar os talheres e o copo, ou a taça, durante a refeição. Tente manter a beirada do prato sempre limpa.

Antes de começar a comer, coloque o guardanapo aberto sobre as pernas. Utilize-o exclusivamente para limpar os lábios e os dedos.

Não fale de boca cheia, nem faça barulho ao mastigar os alimentos.

Antes de beber qualquer coisa, engula o que tiver na boca e limpe os lábios com o guardanapo. Depois de beber, enxugue os lábios

Ao se servir, depois que você tocar um alimento, coloque-o no seu prato. Não o deixe no recipiente de onde outras pessoas vão se servir.


Não use os seus talheres para se servir de alimentos em travessas, bandejas, potes, etc.

Sirva-se de porções dos alimentos sem ficar escolhendo partes ou pedaços que lhe agradam mais.

Se ao provar algo você não gostar do sabor ou sentir que está em mal estado, e for impossível engolir, coloque de volta no prato discretamente, cobrindo a boca e o garfo com a mão. Depois cubra esse alimento com algum outro para não deixá-lo à vista. Não faça comentários.

Se depois de algumas garfadas você estiver convencido de que o prato que lhe serviram não é do seu gosto ou já estiver satisfeito, cruze os talheres e não continue comendo.


10º Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem bebidas de um copo para outro.

11º Não é educado pedir para repetir um prato, mas, se lhe oferecerem, você pode aceitar, se desejar.

12º Se quiser algo que está sobre a mesa, mas fora do seu alcance, peça-o a quem está mais perto. Nunca passe o seu braço na frente dos outros para pegar alguma coisa.


Além de um bom comportamento em QUALQUER LUGAR é interessante que saibamos para que serve cada elemento disposto em uma mesa.
Em um jantar formal os requisitos são maiores, apesar da primeira impressão ser caótica eu garanto, é tudo bem mais simples do que se imagina!!!
Cada tipo de cerimonia requer um ritual, é importante que você saiba pelo menos as básicas, tanto para organizar na sua casa como pora ir a um evento. As mais comuns são:


Jantar à AMERICANA, que nada mais é que o famoso buffet, tão visto em formaturas e casamentos. Um jantar onde todos os pratos são colocados em uma única mesa e cada convidado se serve à vontade ou aguarda o contratado servir.
Para organizar um jantar assim, fica a dica do modelo de mesa, onde os pratos são organizados de acordo com seu ritual de degustação, como : Saladas, carnes, arroz...... sobremesa(esta geralmente em uma mesa a parte).

Já o mais temido devido seu requinte e quantidade de componentes à mesa é o refinado jantar à FRANCESA, para este vamos dar uma explicação mais elaborada para ninguem se perder na hora e sentar a mesa e degustar os pratos com educação.
O modelo básico está disposto na figura a baixo:

Os talheres variam em tamanho e forma segundo suas finalidades, e são dispostos numa certa ordem sobre a mesa, junto ao prato da refeição (fig. 1). A ordem é simples, apesar de que são dois sistemas. No Brasil: garfos e facas ficam nos lados correspondentes às mãos que vão utilizá-los para cortar, não para comer. O garfo, seguro na mão esquerda, retém a peça que é cortada com a faca segura na mão direita. Utilizada a faca, ela é passada levemente na borda do garfo, para que fique limpa, e deixada descansando sobre a borda superior direita do prato (fig. 3) e o garfo volta para a mão direita, para levar o alimento à boca. Quando for cortar novamente uma porção, a pessoa volta o garfo para a mão esquerda e utiliza a faca com a mão direita.
A faca e o garfo mais externos (2 e 3) serão para o primeiro prato, geralmente uma carne branca como peixe ou frango. Se for peixe, esse jogo de talheres será trocado pelo que é próprio para comer peixe.
A faca e o garfo mais próximos do prato (4 e 5) são para o prato principal, e o jogo mais acima (6) terá os talheres adequados à sobremesa; a pequena faca para passar manteiga (7) fica sobre a borda do pratinho de pão (10). Os demais utensílios são o guardanapo (8); o sous plat ou prato de serviço (9), e os copos: o de pé maior (11), para água, o copo de pé menor (13), para o vinho branco que acompanha o primeiro prato, e o copo médio (12) para o vinho tinto que acompanha o prato principal.
O prato de serviço ou sous-plat (pron. suplá ¬ do francês, significando "debaixo ou sob o prato") funciona como uma bandeja para os pratos de refeição. Em geral utilizado apenas em ocasiões formais e nos bons restaurantes, era originalmente apenas de prata, mas hoje os materiais variam, sem perder sua característica de robustez. Sobre ele é colocado o prato de sopa e, na seqüência, o primeiro prato e o prato principal. É removido junto com este último, antes da sobremesa. A taça da sobremesa terá seu próprio prato de serviço por baixo. Neste caso, a colher, ao final, é deixada sobre esse prato de serviço, e não na taça em que a sobremesa foi servida.

...


O talher usado nunca é deixado sobre o forro da mesa. Nos intervalos em que não está a ser usada, a faca é deixada obliquamente em dois pontos de apoio sobre a borda do prato em uso, na posição da corda de um arco, a ponta para o lado mais afastado do prato e o cabo na borda direita.
Se você descansa ambos os talheres por algum motivo, como para usar o guardanapo, partir o pão, etc., o garfo é colocado fazendo um triângulo com a faca, esta na posição oblíqua já descrita da corda de um arco de flecha, e o garfo direcionado para a frente, com o cabo voltado para você (Fig. 2).

...


Durante uma troca de pratos, ou se a pessoa estende o prato para facilitar ser servida, ou se vai ao bufê servir-se uma segunda vez, os talheres usados não devem ser deixados sobre a toalha da mesa. É igualmente ruim sujar o sous plat ou prato de serviço com alguma partícula ou gordura dos talheres. Existem vários tipos de descansos para talheres, em metal e mesmo esculpidos em ágata, para serem usados nesses momentos (fig. 3). Se não houver descansos para talheres, a pessoa deve retê-los consigo, segurando-os juntos, na mão esquerda., em posição horizontal ao nível da mesa, e não na vertical.

O que nesse caso se aplica aos talheres, aplica-se também aos pauzinhos, na comida japonesa. Porém, como os pauzinhos são redondos, o descanso é côncavo, na forma de lua crescente; para os talheres ele pode ser horizontal, mas o modelo arqueado é mais seguro para evitar que as peças caiam sobre a toalha.

...

Ao terminar uma refeição, a pessoa deixa o garfo e a faca unidos em paralelo, dentro do prato, com os cabos apoiados na borda do lado direito, aproximadamente na direção 4:20 horas. A etiqueta recomenda que o lado cortante da faca esteja voltado para o interior do prato e o garfo, ao modo inglês, com os dentes para cima (Fig. 4), e ao modo francês, para baixo.. É considerado reprovável deixar os talheres inclinados, com as pontas apoiadas nas bordas, do lado de fora e de cada lado do prato, como as asas abertas de uma ave.

Os talheres de sobremesa são trazidos à mesa junto com o prato de sobremesa. Mas podem também ser deixados sobre a toalha desde o início da refeição, colocados logo acima do prato de serviço, linearmente entre o pratinho de pão (ou de manteiga) e os copos. Os cabos da colher e da faquinha de sobremesa são voltados para a direita e o cabo do garfo para a esquerda.

A taça da sobremesa terá por baixo seu próprio prato de serviço. Neste caso, a colher utilizada é deixada, ao final, sobre esse prato de serviço, e não na taça em que a sobremesa foi servida.



Ta vendo que não tem mistério!!!


Aproveitem o próximo jantarzinho e capriche no que for dar na sua casa.. aceito convitesss, viu! hehehe


Beijocas carinhosasss e divirtam-se!



FONTES: comunidade.bemsimples.com e Rubens Queiroz Cobra

Nenhum comentário:

Postar um comentário