segunda-feira, 12 de abril de 2010

PANAMÁ ou FEDORA?

Bom, vamos falar dos queridinhos que NUUUUNCA caem de moda, sobretudo para as pessoas que gostam de ousar. Confesso que nunca tive o hábito de usar chapéu, mas graças ao meu namoradinho estou encantada com esse acessório mega estiloso, e como não é fácil achar nas lojas já encomendei uns pelo mercado livre.
Mas vamos deixar de conversa e falar sobre essas duas gracinhas que entram e saem das estações com o maior estilo e glamour.

O que seria um chapéu PANAMÁ??
O panamá é um chapéu que apesar do nome é fabricado no Equador, mais precisamente em Cuenca e Montecristi, ele é fabricado com a palha da planta Carludovica palmata e tecida em trama fechada.
Muitas personalidades aderiram a moda como Santos Dumont, Getulio Vargas, Tom Jobim e várias celebridades do passado e da atualidade, essa coqueluxe aparece no modelo clássico e mais esportivo, o clássico vem acompanhado de fita preta ou marrom, já o esportivo pode aparecer com fitas estampadas ou cores claras.
Resumindo, é um clássico da moda e uma das poucas peças atemporais, seja qual for a estação sabendo combinar o seu panamá com as pecinhas que estão em alta ou até assumindo um look básico você não corre o risco de passar despercebida, com muito estilo adquira o seu, jogue aquele "oclãaaao" e mostre sua cara na medina em grande estilo!!

** Como limpar seus chapéus de palha??
Um chapéu de palha pode conservar-se limpo e com aparência de novo por muito mais tempo se ele for escovado regularmente com uma escova de roupas.
Se seu chapéu de palha ficar úmido, tire o excesso de água com um pano limpo e seco. Vire a carneira para fora e apoie o chapéu sobre o seu suporte numa superfície limpa e nivelada e deixe-o secar naturalmente. Nunca coloque seu chapéu sobre superfícies quentes.
Se você utilizou seu chapéu e transpirou ou transferiu oleosidade para a carneira, vire-a para fora a fim de que a transpiração e a oleosidade se evaporem ao invés de serem transferidas para a palha do chapéu.
Não deixe seu chapéu apoiado sobre a aba, pôs ela ficará deformada. Apoie sempre pela copa ou no suporte.
Nunca deixem que empilhem o seu chapéu! Seja exigente! Você estará conservando o seu formato original.


O que seria um chapéu FEDORA?
Também chamado Borsalino, é um tipo de chapéu, ordinariamente em feltro, é uma mistura do modelo cocô e do chapéu Panamá, que fez grande sucesso no século XX, a partir dos anos 20.
Chapéus com a copa em formato de C, denominada de coroa (pois há uma depressão na parte central), também são comumente chamados fedora.
Personagens como Humphrey Bogart em Casablanca, Indiana Jones e J onh kennedy, eternizaram esse modelo, além de identificar o estereótipo de gangsters e detetives. Hoje faz a cabeça da moçada sendo muito usado em raves e é o campeão de vendas até hoje (ficando atrás dos bonés e gorros).

COMO USAR1:
Tanto os gorros quantos os chapéus caem bem com um look simples, como jeans e camiseta. No inverno, vale usar um paletó ou um sobretudo. Cuidado só para não usar um chapéu muito sério com um terno, e ficar parecendo um personagem saído de um filme noir. Na dúvida, aposte num look simples, onde o chapéu seja o centro das atenções. Durante o dia abuse dos óculos (o ray ban deixa um look retrô, estiloso e elegante) como companhia para o seu panamá ou para o seu fedora(com tom claro de preferência) compondo o look vestidinho ou regatinha e alfaiataria(fica um charme!).

COMO USAR 2:
Quando você estiver em restaurantes, salas e escritórios o chapéu é sempre retirado, exceto nos locais com públicos como lobbies de hotel ou shopping. Tem exceção quanto ao restaurante, caso esteja almoçando em um lugar aberto com o sol forte a cabeça, é de bom tom usá-lo.
Pode usar ao ar livre, nas ruas, na praia, no carro conversível...
E a propósito, quando retirar o chapéu da cabeça e segurá-lo na mão, à parte de dentro nunca fica à mostra, só a externa.
A etiqueta fala que qualquer coisa pregada na faixa do chapéu de um homem deve ser no do esquerdo.

Enfim, se renda a esses clássicos e abuse das composições diárias e noturnas com muito estilo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário